quinta-feira, 13 de julho de 2017

UM POUCO DE SOBRIEDADE--http://www.joaoalexandre.com.br/

Já escrevi muitas vezes sobre música e nunca vou me cansar de escrever. A música é uma linguagem universal, um simples acorde pode definir se o desenvolvimento da canção será triste ou alegre; o ritmo e o tempo completam essa grande gama de informações que sempre move os corações.

A música evangélica contemporânea tem nos presenteado com vários tesouros heréticos exuberantes e egocêntricos que nada tem a ver com a realidade cristã bíblica. Os ensinamentos bíblicos foram dados a muito tempo e em uma realidade diferente, não tínhamos tanta tecnologia como temos hoje, no entanto, ser contemporâneo não significa mudar o sentido do evangelho, mas sim usar de recursos que não tínhamos naquela época pra poder dissimular com maior velocidade os ensinamentos de Cristo, ensinamentos estes que não mudaram com o tempo, eles são os mesmos. Amar a Deus e ao próximo daquela época continua sendo a mesma coisa hoje. Respeitar e seguir os preceitos de Deus naquela época poderia ter características diferentes de hoje, mas o sentido não muda, devemos respeitar e seguir os preceitos de Deus da mesma forma. O Evangelho não mudou, mudaram sim algumas ferramentas, mudou o povo, a tecnologia, a ciência, mas a essência do evangelho não mudou em nada. Por isso sou crítico de algumas músicas que deturpam a palavra de Deus, temos que tomar cuidado, mas também não podemos dizer que tudo é ruim, devemos filtrar com sabedoria. Sinto que falta à minha denominação (IPB) um investimento maior em música contemporânea, nos preocupamos muito com corais e música sacra, mas ainda precisamos modernizar este setor para que a música de boa qualidade possa alcançar mais pessoas e principalmente os jovens e adolescentes. 

Brindando este momento quero trazer à memória de todos a música "É proibido pensar" do João Alexandre. Vou colocar aqui somente a letra, quem quiser pode procurar que vai encontrar ela facilmente, mas se quiser adquirir material do autor é só entrar no site dele que vou colocar aqui agora http://www.joaoalexandre.com.br/. De qualquer forma curta a letra e veja se não é a mais pura verdade.

Procuro alguém pra resolver meu problema
Pois não consigo me encaixar neste esquema
São sempre variações do mesmo tema 
Meras repetições
A extravagância vem de todos os lados
E faz chover profetas apaixonados
Morrendo em pé rompendo a fé dos cansados
Que ouvem suas canções


Estar de bem com vida é muito mais que renascer 
Deus já me deu sua palavra
E é por ela que ainda guio o meu viver
Reconstruindo o que Jesus derrubou
Re-costurando o véu que a cruz já rasgou 
Ressuscitando a lei pisando na graça
Negociando com Deus
No show da fé milagre é tão natural
Que até pregar com a mesma voz é normal
Nesse evangeliquez universal 
Se apossando do céus
Estão distantes do trono, caçadores de Deus 
Ao som de um shofar 
E mais um ídolo importado dita as regras para nos escravizar
É proibido pensar.

Nenhum comentário: